Contabilidade digital – A nova tendência

Contabilidade digital – A nova tendência

Atualmente, a contabilidade, assim como outras especialidades, está passando por profundas transformações em decorrência da internet. Com o advento da escrituração digital, da nota fiscal eletrônica e o avanço do sistema de processamento de dados dos fiscos, faz-se necessário ao profissional contábil o uso de softwares que executem e processem um volume cada vez maior de dados, num período menor de tempo.

Nesse processo de transformação, surgiram empresas contábeis que ofertam a chamada contabilidade online por uma fração do preço normalmente cobrado. Oferecem uma contabilidade por automação, com quase nenhuma intervenção humana. Como não existe “almoço grátis”, a contabilidade online é um serviço básico, de baixa qualidade, com suporte bem limitado ou quase inexistente. Como todo empresário, em um primeiro momento, atem-se apenas ao preço, esse segmento ganhou considerável fatia de mercado, o que levou os verdadeiros escritórios de contabilidade a oferecer algo que possibilite o mesmo acesso (pela internet), mas sem abrir mão da qualidade e, principalmente, de um adequado suporte ao empreendedor. Assim, surge a contabilidade digital.

O que é a contabilidade digital?

Em primeiro lugar, a contabilidade digital não é meramente um escritório virtual ou atender o cliente via internet. A melhor forma de entender o conceito é visualizar a internet como um meio para a troca dinâmica de dados e, através disso, permitir a realização das tarefas contábeis de forma mais rápida. Sua proposta consiste em utilizar ferramentas online para tornar a atividade contábil mais produtiva e eficiente, tanto para o contador quanto para o cliente. Dado o grau de complexidade das obrigações fiscais e contábeis, tanto na contabilidade tradicional quanto na digital, o papel do contador é fundamental para garantir o nível de qualidade que a tarefa exige. Ainda não há uma forma de substituir o contador por uma máquina.

Ganhos com a contabilidade digital

Com o uso da tecnologia na contabilidade digital, o contador consegue otimizar o seu tempo de trabalho, aumentando seu rendimento. Se as informações do cliente estão digitalizadas e disponíveis em um sistema de nuvem (Cloud Service), reduz-se o tempo para troca de informações e processamento de dados. Assim, é possível disponibilizar balancetes, balanços, demonstração de resultado do exercício e outros relatórios contábeis e financeiros de forma bem mais rápida e periódica ao cliente. Com o ganho de produtividade, abre-se espaço para o contador exercer um papel mais consultivo, tornando-se quase um parceiro do negócio.  Além disso, com a tecnologia, o cliente tem mais canais de comunicação com o escritório de contabilidade, o que permite que suas demandas sejam recebidas e tratadas de forma mais rápida.

A contabilidade digital veio para trazer mais facilidade, rapidez, produtividade e segurança para o contador e os clientes. Se o seu contador ainda não entrou nessa nova fase ou se você está cansado de ter suas demandas ignoradas por empresas que praticam a chamada contabilidade online, não perca tempo e mude para a contabilidade digital. Mudar de contador é mais fácil do que você imagina.

 

Home » Blog » Contabilidade digital – A nova tendência

Sobre o Autor

Alexandre Marinho administrator

Contador e administrador com especialização em Compliance.CRCMG 115494/O

× Como posso ajudar?