A economia é cíclica, apresentando etapas de expansão e fases de contração. Uma crise econômica é um período de escassez do nível de produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços.
As possíveis características de uma crise econômica são a recessão, com queda da atividade, desemprego, falências e concordatas, aumento da capacidade ociosa, queda nos investimentos, inflação e, quando é prolongada (três ou quatro anos), denomina-se depressão. Considerando estes períodos cíclicos, as empresas, assim como as pessoas, devem estar preparadas para os tempos difíceis.
Mas como se preparar para uma crise?
Além de uma boa administração, as empresas devem contar com uma adequada contabilidade, com relatórios que permitam uma visão mais detalhada da situação patrimonial. Estes relatórios assim como registros auxiliares e análises específicas permitem identificar serviços e produtos com baixa rentabilidade que drenam resultados positivos, filiais ou pontos de venda não rentáveis, estoques obsoletos e com pouco giro, margens de rentabilidade insuficientes, imobilizado em desuso etc.
A Contabilidade como instrumento de gestão
Nos dias de hoje, a sobrevivência de um negócio está associada à capacidade de antever cenários adversos e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar à nova realidade. Nessas circunstâncias, a Contabilidade é de extrema importância como ferramenta de gestão, contribuindo para o conhecimento do negócio e de suporte na tomada de decisão. Além de uma obrigação legal, a contabilidade é uma excelente ferramenta para o administrador, principalmente nos tempos de crise, ajudando-o na identificação de pontos críticos no seu negócio.
O que podemos fazer pelo seu negócio?
A TEC está preparada para efetuar a sua contabilidade, inclusive com a elaboração de relatórios customizados que permitem conhecer melhor seu negócio e auxiliar na tomada de decisão. Entre em contato para conhecer melhor nossas soluções.
Home » Blog »
Sobre o Autor