De acordo com o Sebrae, 27% do PIB brasileiro é gerado pelas micro e pequenas empresas e a participação deve aumentar nos próximos anos, uma vez que os brasileiros, seja por oportunidade ou por desemprego, cada vez mais buscam realizar o sonho do negócio próprio.
Independente da razão, uma coisa é certa: micro e pequenos empresários enfrentam diversos desafios para gerenciar e manter seu negócio próspero e bem administrado.
Para isso, buscar informações e conhecimento sobre boas práticas de gestão é fundamental para obter sucesso nessa empreitada.
Entender sobre gestão empresarial requer tempo e disciplina, mas algumas ações básicas podem salvar o micro e pequeno empresário e mantê-lo preparado para crescer e se destacar no mercado cada vez mais competitivo.
Definição de metas e objetivos para micro e pequenas empresas
É preciso traçar metas e objetivos claros para canalizar e direcionar os esforços para as principais atividades e alcançar rapidamente os resultados almejados.
As metas devem ser quantificadas numericamente, como, por exemplo, um percentual do crescimento de vendas para determinado período.
Esse tipo de meta serve de fator motivacional, faz com que os envolvidos no processo desejem batê-la.
De qualquer forma, é muito importante que a meta traçada seja alcançável. Normalmente, uma meta surreal tem o efeito contrário, fazendo com que a equipe fique desmotivada.
Lembre-se de envolver toda a equipe nesse processo.
Implantar um sistema de gestão empresarial
Concentre todos os processos de sua empresa em um único sistema. O ideal é optar pelo uso de um único sistema de gestão, pois dessa forma fica fácil ter o controle de todos os dados e áreas de forma ampla.
O intuito é manter o fluxo financeiro, o controle de estoque, folha, tudo em um mesmo local.
Com isso, evita-se pagar a implantação e mensalidade de diversos sistemas e ainda facilita o acesso às informações.
Definir os indicadores de performance
Esse talvez seja o ponto mais importante para a gestão de micro e pequenas empresas.
Os indicadores de performance são métricas como quantidade de vendas em um período, o faturamento, o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros.
Esses indicadores devem ser numéricos e servirem como comparativo entre períodos. A partir dos dados é possível ver o que está funcionando e o que não está, e direcionar os esforços para as atividades que dão retorno.
Um bom contador pode ajudar nesse processo, seja filtrando os dados contábeis ou auxiliando na análise.
Análise SWOT
Não tem como sobreviver no mercado sem aplicar essa ferramenta de gestão, que analisa de forma prática e objetiva os pontos fortes e fracos do negócio, além de identificar oportunidades de melhoria e ameaças.
Essa análise pode ser dividida em quatro fases:
- Strengths: envolve identificar os pontos fortes da empresa, desde produtos e serviços até equipes e procedimentos adotados que mostram o diferencial do negócio;
- Weakness: é uma análise do que precisa ser melhorado, ou seja, é o levantamento dos pontos fracos, que podem ser um determinado produto, falta de treinamento dos colaboradores ou nos processos dentro da empresa;
- Opportunities: identifica as oportunidades oferecidas pelo mercado e a comunidade em que a empresa está inserida, em suma, é definir como se aprimorar para destacar o negócio e atrair investidores e clientes; e
- Threats: aponta as ameaças que podem surgir com o intuito de se prevenir no longo prazo.
Atenção ao equilíbrio financeiro
É extremamente importante manter um adequado controle de fluxo de caixa, com todas as entradas e saídas de recursos financeiros, de modo que se possa identificar gargalos e cortar gastos que estejam comprometendo a saúde financeira da empresa.
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração de empresas. Ele auxilia na tomada de decisão e melhora o desempenho financeiro através da otimização e adequada alocação dos recursos.
Contratar um bom contador
Atualmente, um bom contador faz mais do que simplesmente debitar e creditar contas contábeis ou cumprir com as diversas obrigações tributárias acessórias.
Além de fazer o básico, um contador diferenciado pode emitir os mais diversos relatórios gerenciais, como o fluxo de caixa, auxiliar o administrador na análise dos indicadores e até mesmo fornecer uma consultoria empresarial, tudo sem precisar desembolsar algo a mais por isso.
Viu como é possível ter acesso a boas práticas de gestão para micro e pequenas empresas?
Garanto que a implementação dessas dicas será o pontapé inicial que tornará o sonho do negócio próprio em um empreendimento sustentável e promissor.
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