A Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Dataprev para ser uma extensão da Carteira de Trabalho física, que não será substituída e continuará sendo um documento obrigatório para o trabalhador brasileiro. Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital, deve-se baixar o aplicativo denominado CTPS Digital, disponível de forma gratuita para celulares Android e iOS.
Cadastro no Cidadão BR
Para quem ainda não possui cadastro no site Cidadão BR, é necessário fazê-lo antes de acessar a CTPS Digital. No cadastro, você deverá informar os seguintes dados pessoais:
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome completo;
- Nome da mãe; e
- Local de nascimento.
As informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Se estiverem corretas, você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral e previdenciário. Deve-se acertar pelo menos 4 das 5 perguntas. Logo em seguida, você receberá uma senha provisória, que deverá ser substituída no primeiro acesso à CTPS Digital.
Carteira de Trabalho Digital
Com a Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores terão acesso no celular ao número do PIS, contratos de trabalho, entre outras informações que constam na Carteira de Trabalho física. Através da ferramenta, ainda será possível requerer a primeira Carteira da Trabalho, para quem ainda não tem, ou a segunda via do documento.
Inscreva-se abaixo em nosso newsletter e fique por dentro das últimas notícias sobre contabilidade, finanças e tributação.
Home » Blog »
Sobre o Autor