Com a entrada em vigor da NF-e 4.0, não é mais possível emitir notas fiscais eletrônicas em emissores antigos baseados no layout NF-e 3.10.
O que é a NF-e 4.0?
A NF-e é a sigla de Nota Fiscal Eletrônica e foi criada como uma das partes integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com o intuito de substituir a versão impressa das notas fiscais.
A versão eletrônica das notas fiscais permite maior controle na circulação de mercadorias, maior segurança e agilidade na fiscalização.
Mas como emitir uma NF-e no layout 4.0?
Se sua empresa não possui um emissor pago, a boa notícia é que já está disponível o emissor gratuito da NF-e 4.0.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo firmou parceria com o Sebrae para atender a uma parcela significativa de empresas que ainda utiliza o emissor gratuito de NF-e.
Com isso, desde julho de 2017, o Sebrae é o responsável pela atualização e manutenção do emissor.
Pontos negativos do emissor gratuito da NF-e 4.0
A notícia ruim é que o visual do emissor da NF-e ainda é o mesmo utilizado quando era de responsabilidade da Fazenda de São Paulo.
Além disso, o sistema ainda é todo manual, ou seja, depende do input de dados pelo usuário, sem qualquer forma de automação.
Por fim, o sistema do emissor é baseado em JAVA. Assim, utiliza esta tecnologia para execução, validação, assinatura digital e transmissão da NF-e.
Hoje, o emissor NF-e 4.0 do Sebrae é o único emissor gratuito disponível no mercado.
Para baixá-lo, segue o link:
Emissor da NF-e 4.0
Inscreva-se abaixo em nosso newsletter e fique por dentro das últimas notícias sobre contabilidade, finanças e tributação.
Home » Blog »
Sobre o Autor