Mudar de contador

Mudar de contador

A contabilidade é um serviço indispensável para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atividade. Além do contador ser o responsável pela regularidade fiscal, através da contabilidade que o empresário tem a ciência das receitas, custos, fluxo de caixa, grau de endividamento, rentabilidade e lucratividade de sua empresa. Sem uma boa gestão respaldada em números e análises técnicas, é impossível manter a saúde financeira de qualquer negócio.

Contar com um bom contador é fundamental! Nem sempre o serviço de contabilidade, seja um escritório ou contador, atende às expectativas e demandas de seu negócio. Um dos maiores problemas encontrados pelas empresas com relação aos serviços de contabilidade é a falta de eficiência dos contadores. É difícil ter uma relação de dependência com um prestador de serviços e necessitar de informações que ele não fornece no tempo correto para a tomada de decisão. Com isso, chega um momento que você precisa mudar de contabilidade. Mas como fazer essa mudança?

O que é preciso fazer para trocar o contador?

Trocar o contador é um procedimento bem simples. Normalmente, a relação entre o profissional ou escritório contábil e a empresa é bastante profissional e amigável. Antes de qualquer coisa, leia o atual contrato de prestação de serviço contábil. Na maioria dos contratos, há uma cláusula que determina a forma de rescisão e, frequentemente, exige-se apenas o aviso prévio. Esteja atento ao prazo para efetuar a comunicação de término da relação. Essa comunicação deve ser feita por e-mail, o qual deve conter as seguintes informações:

  • Informação clara e concisa da desistência do serviço;
  • Data até quando o serviço será prestado;
  • O novo profissional ou escritório que irá prestar o serviço contábil;
  • Toda a documentação de sua empresa; e
  • Solicitação de retorno do e-mail com a ciência da intenção do término do contrato.

Ao fim do distrato, o atual contador ou escritório contábil deverá encaminhar o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, o qual deverá ser assinado. Guarde esse documento.

Novo contador

Antes de mais nada, leia e assine o novo contrato de prestação de serviço contábil. Solicite o levantamento das pendências fiscais dos últimos 5 anos para garantir que todas as obrigações sob a responsabilidade do contador anterior tenham sido realizadas em conformidade com a legislação vigente.

Garanta que o novo contador receba toda a documentação necessária. Caso tenha dificuldades em conseguir qualquer documentação com o antigo contador, solicite a ajuda do novo contador.

Se ainda tiver dúvidas a respeito de como mudar de contador, fale com nossos especialistas para auxiliá-lo no processo de transferência da contabilidade da sua empresa.

Inscreva-se abaixo em nosso newsletter e fique por dentro das últimas notícias sobre contabilidade, finanças e tributação.

 

Home » Blog » Mudar de contador

Sobre o Autor

Alexandre Marinho administrator

Contador e administrador com especialização em Compliance.CRCMG 115494/O

× Como posso ajudar?