Reduzir os custos e despesas de seu negócio

Reduzir os custos e despesas de seu negócio

Com a crise econômica, várias empresas estão passando pelo desafio de se adequar à uma nova realidade e não fechar as portas.

Nesse cenário de queda de faturamento, falta de recursos e alta carga tributária, a melhor solução, no curto prazo, é controlar os custos e despesas de sua empresa.

Já que economizar é a ordem do dia, reunimos 10 dicas que podem ajudar você a reduzir os custos e despesas de seu negócio.

1. Análise de custos e despesas atuais

O primeiro passo antes de sair cortando, é identificar e analisar os custos e despesas do empreendimento. Em outras palavras, é saber em que a empresa está gastando.

Para isso, é fundamental que a empresa tenha um controle adequado de faturamento, contas a pagar e a receber e conte com um registro dos custos fixos e variáveis.

Através da análise contábil gerencial dessas informações, é possível estabelecer em quais áreas ou atividades da empresa pode-se cortar custos ou despesas e, só a partir disso, estabelecer um cronograma de metas.

2. Crie metas de redução de custos e despesas

Conforme mencionamos acima, a redução de custos e despesas deve ser traduzida em metas mensuráveis e realizáveis.

As metas de redução devem ser tratadas com seriedade.

É interessante que você envolva toda a sua equipe neste objetivo.

3. Contratar e demitir funcionários

Ao contratar e demitir funcionários, você deve estar ciente das despesas envolvidas nos processos.

Antes de empregar, verifique a real necessidade do colaborador. Se o trabalho a ser exercido pelo novo funcionário não fizer parte das atividades rotineiras da empresa, considere a terceirização ou a contratação de profissionais autônomos.

Analise cada necessidade em particular e escolha o meio de contratação mais favorável ao negócio.

No caso de demissão, também é muito importante uma análise detalhada.

4. Dívidas

Caso a empresa tenha captado algum empréstimo ou financiamento e esteja com dificuldades de manter em dia o pagamento das parcelas, tente renegociar ou, até mesmo, diminuir a taxa de juros.

Em cenário oposto, se a empresa tiver recursos suficientes, estude a viabilidade de liquidar a obrigação, total ou parcialmente, mediante a redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Se você não estiver seguro, converse com seu contador ou contrate um consultor para analisar a composição do endividamento e as melhores alternativas.

5. Papel e impressão

Muitos empresários consideram irrelevantes os gatos com papel e impressão. No entanto, é onde empresas costumam perder dinheiro por causa do mau uso.

Uma boa forma de economizar é implementar uma política de consciência ambiental nos colaboradores, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário.

6. Energia elétrica

A energia elétrica é outra forma de despesa que, em um primeiro momento, pode parecer insignificante, mas tem um grande impacto no resultado da empresa.

Aproveitar a luz solar, trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, apagar as luzes e desligar o ar condicionado após o fim do expediente são medidas que fazem a diferença na conta de luz no fim do mês.

7. Telefone e internet

Telefone e internet são ferramentas indispensáveis para qualquer negócio atualmente, então, para economizar, o importante é avaliar qual é a real necessidade de sua empresa.

No caso de telefone, se a empresa realiza mais ligações locais ou interurbanos, se para telefone fixo ou móvel e, com base no uso, contratar um plano que seja adequado à necessidade.

O mesmo vale para a internet, onde você deverá contratar a velocidade que atenda a demanda de todos na empresa.

Opte por um plano que englobe os dois serviços, já que é mais econômico do que contratá-los de forma avulsa.

Por fim, de tempos em tempos, ligue para a empresa prestadora dos serviços e negocie um desconto.

8. Faça sua própria propaganda

Nem sempre é possível pagar ou manter uma agência de publicidade para divulgar nossa marca, produto ou serviço. Se os recursos estiverem escassos, invista na auto divulgação. Procure dar palestras, aulas, escreva artigos, ou seja, dê algo para a comunidade para chamar sua atenção.

Além disso, com as redes sociais, nunca ficou tão barato divulgar. Monte uma estratégia de Marketing Digital e faça a diferença investindo pouco.

9. Regime de tributação

Sem dúvida alguma, o custo com tributos e o adimplemento das obrigações tributárias é elevadíssimo no Brasil.

Algumas empresas chegam a pagar ainda mais por terem optado por um regime de tributação desfavorável ao negócio.

Procure seu contador ou um consultor tributário e simule o resultado do negócio nos regimes de Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Se for o caso, escute uma segunda opinião, já que muitos contadores tentam desencorajar a opção pelo Lucro Real dado o grau de complexidade, mesmo sabendo que seria a opção mais adequada ao negócio.

10. Adote a Contabilidade Digital

Entre outras atividades, um bom serviço contábil auxilia o controle dos custos e despesas, ajuda no planejamento financeiro e adota o melhor regime de tributação para o negócio.

A Contabilidade Digital oferece plataforma digital em nuvem na qual o cliente tem acesso rápido a todas as informações financeiras e contábeis de seu negócio.

Além do acesso prático, a Contabilidade Digital traz outros benefícios como o papel mais consultivo do contador, que é determinante na hora de cortar custos e despesas.

Conclusão

São várias as possibilidades de reduzir os custos e despesas de seu negócio. Mas é fundamental que qualquer medida adotada não afete a qualidade dos produtos ou serviços prestados e outros fatores que são essenciais para o sucesso do negócio.

É claro que a necessidade de cortar custos ou despesas e a profundidade desses cortes vão depender da situação e objetivos de cada negócio.

Inscreva-se abaixo em nosso newsletter e fique por dentro das últimas notícias sobre contabilidade, finanças e tributação.

Home » Blog » Reduzir os custos e despesas de seu negócio

Sobre o Autor

Alexandre Marinho administrator

Contador e administrador com especialização em Compliance.CRCMG 115494/O

× Como posso ajudar?