Contabilidade e relatórios

Contabilidade e relatórios

A contabilidade consiste no registro de operações e movimentações financeiras no patrimônio de uma empresa ou entidade.  Abrange um conjunto de princípios, normas e procedimentos para controlar o patrimônio das organizações, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas ou para os tomadores de decisão. Com seus relatórios, a administração ou gerência tem conhecimento da situação da empresa ou entidade, bem como suporte para a tomada de decisões presentes e futuras.

 

Tomada de decisão na Administração

De acordo com definição do Wikipédia, tomada de decisão é um processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros para uma situação-problema. Refere-se ao processo de escolha do caminho mais adequado à empresa em determinada situação. Qualquer tomada de decisão afetará o rumo dos negócios, por isso, o administrador deve pautar a decisão com base em relatórios ou demonstrações contábeis confiáveis.

 

Relatórios contábeis

Entre os tipos de relatórios contábeis, os mais importantes são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Valor Adicionado (DVA);
  • Demonstração do Fluxo de Caixa.

Dentre esses relatórios que podem ser fornecidos à administração ou gerência está o fluxo de caixa, o qual permite a visualização por dia, semana ou mês dos ingressos e saídas de recursos financeiros, permitindo visualizar eventual déficit de caixa, o que pode provocar a busca de recursos para a sua cobertura, ou seja, endividamento.
Um fluxo de caixa bem elaborado permite “casar” entradas e saídas de recursos financeiros, orientar a administração ou gerência na tomada de decisões de vendas promocionais, liquidação de estoques com pouco giro etc. Em suma, é um instrumento de extrema importância, que reflete os resultados da gestão financeira da empresa.

 

PMEs

As pequenas e médias empresas, que representam um terço do PIB brasileiro e, de acordo com o Ministério do Trabalho, respondem por mais da metade dos postos de trabalho no país, ganharam um papel significativo na economia mundial nos últimos anos. Geralmente, essas empresas possuem serviço terceirizado de contabilidade. Pela crescente competitividade do mercado e maior necessidade de profissionalização, as PMEs passaram a demandar um serviço contábil que forneça mais do que o mero registro de operações e movimentações financeiras de seu patrimônio. Assim, os escritórios de contabilidade mais preparados para atender esse público acabam fazendo o papel da elaboração e interpretação das informações e dos relatórios, entregando aos gestores das PMEs um resumo do que é importante para a tomada de decisão.

 

O serviço que prestamos

Além de contabilidade, a TEC elabora relatórios customizados, que auxiliam a administração e gerência na gestão das PMEs, empresas de grande porte e outras entidades.
Entre em contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

 

Home » Blog » Contabilidade e relatórios

Sobre o Autor

Alexandre Marinho administrator

Contador e administrador com especialização em Compliance.CRCMG 115494/O

× Como posso ajudar?