Por que contratar contador para fazer o Imposto de Renda?

Por que contratar contador para fazer o Imposto de Renda?

O período para declarar o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2018, ano-calendário de 2017, vai de 1° de março até as 23h59min59s do dia 30 de abril de 2018 e, durante esse prazo, é normal encontrar contribuintes com as mais diversas dúvidas. A Receita Federal possui uma sessão denominada de “Perguntão“, onde lista algumas das dúvidas mais frequentes sobre diversos temas, inclusive, sobre a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Além disso, a Receita disponibilizou em seu site um documento em PDF que lista as principais novidades na declaração de 2018. Apesar dos esforços do órgão, muitos contribuintes não sabem o que e onde declarar.

Será que preciso de um contador?

Algumas declarações mais simples podem ser feitas pelo próprio contribuinte, desde que tenha segurança sobre o preenchimento e saiba declarar bens e renda da forma mais exata possível. Normalmente, o contribuinte que busca um especialista possui mais de uma fonte pagadora, dependentes, aplicações financeiras, plano de saúde, exerce compra e venda de bens, ou seja, o preenchimento de sua declaração apresenta elevado grau de dificuldade. Nesses casos, o melhor a fazer é delegar o trabalho a um contador de confiança.

Cuidado na hora de fazer o Imposto de Renda

Todo cuidado é pouco na hora de preencher a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Um deslize, uma informação incorreta ou digitada no campo errado, e a não correção em tempo hábil, trará consequências desagradáveis ao contribuinte, pois fatalmente a declaração ficará retida na malha fina e poderá sofrer penalidade, que pode chegar a 150% do valor do imposto devido. Com tantas novas exigências por parte da Receita Federal, a insegurança ao preencher a declaração só aumenta e faz com que os contribuintes percam o sono. Por isso, o auxílio do contador é necessário para evitar dor de cabeça.

Inscreva-se abaixo em nosso newsletter e fique por dentro das últimas notícias sobre contabilidade, finanças e tributação.

 

Home » Blog » Por que contratar contador para fazer o Imposto de Renda?

Sobre o Autor

Alexandre Marinho administrator

Contador e administrador com especialização em Compliance.CRCMG 115494/O

× Como posso ajudar?